Formação para carreiras da Administração Pública Federal

A ENAP é responsável pelos cursos de formação inicial para as carreiras de Analista de Planejamento e Orçamento e de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Esses cursos, que integram o processo seletivo dos concursos públicos, concentram-se nos marcos conceituais e instrumentais, com o objetivo de desenvolver competências e habilidades relacionadas às necessidades para o ingresso na Administração Pública Federal.

A ENAP também realiza cursos de ambientação para novos servidores públicos federais. O objetivo é promover a integração de ingressantes no contexto da administração pública federal e no seu campo de atuação.



Curso de Formação para o Cargo de Analista de Planejamento e Orçamento 18º Edição - 2017Módulo em destaque!!!

Curso de Formação para o Cargo de Analista de Planejamento e Orçamento corresponde à segunda etapa do concurso público para provimento do referido cargo, tendo caráter classificatório e eliminatório.
Tendo em vista a abrangência e a complexidade das atividades do APO na Administração Pública Federal, bem como a dinâmica do contexto político, econômico, social e institucional e os objetivos governamentais de desenvolvimento e de democratização; a formação inicial do APO visa o desenvolvimento de competências para o enfrentamento dos desafios e conjunturas do setor público, fornecendo referenciais de análise técnica específicos, além de propiciar aos novos servidores uma visão global do funcionamento e da estrutura do Estado brasileiro e do processo de formulação e gestão de políticas públicas. Além disso, o curso procura ressaltar valores fundamentais relativos ao ethos público e desenvolver competências interpessoais necessárias ao exercício profissional posterior.
O curso será realizado no período de 06 de março a 01 de junho de 2017, com carga horária de 400 horas. Nesta turma de 2017 (18ª edição), participarão do Curso de Formação 80 candidatos, aprovados na primeira etapa do concurso público.

Leia mais...