estudos enap

A série tem o objetivo de divulgar dados sistematizados sobre o serviço público federal. Dessa forma, os estudos contribuem para a consolidação do direito constitucional de acesso à informação e para a produção de conhecimento sobre gestão pública.
.


Apresenta um panorama da força de trabalho na administração pública, além de sua evolução ao longo dos anos. Os dados apresentados têm como fonte as edições nº 81, de janeiro de 2003, e nº 225, de janeiro de 2015, do Boletim Estatístico de Pessoal editado pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Segep/MP). Os números são referentes aos meses de dezembro de 2002 e de 2014.

Arquivo publicado em 10 de junho de 2015.


Apresenta informações sobre o perfil dos servidores do Poder Executivo, segundo a raça ou cor. Entre outros assuntos, estão disponíveis dados sobre: distribuição por raça/cor da população brasileira x Poder Executivo; percentual de mulheres no Poder Executivo, segundo a raça/cor; quantitativo de ocupantes de cargos de Direção e Assessoramento Superiores (DAS), segundo a raça/cor; e distribuição de cargos de DAS - níveis 4 a 6 ocupados por mulheres, segundo a raça/cor.

Arquivo atualizado em 17 de março de 2015.

Apresenta diversas informações de interesse público sobre a distribuição de cargos no Poder Executivo Federal, entre homens e mulheres. Contém 17 infográficos que incluem dados sobre a distribuição de servidores segundo o sexo e faixa de remuneração, evolução das pirâmides etárias, percentual de cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) ocupados por servidoras, percentual de mulheres em empregos públicos nos países membros da OCDE e no Brasil, entre outras informações.

Arquivo atualizado em 17 de março de 2015.

Apresenta diversas informações de interesse público sobre os gastos relativos à manutenção da estrutura funcional do Governo Federal. Contém 17 infográficos que incluem dados sobre a configuração das remunerações dos servidores, a evolução da receita e despesa com servidores ativos, aposentados e pensionistas e a distribuição das despesas por unidades federadas, entre outras informações.

Nota: houve alteração na Tabela 1 do Folder “Servidores Públicos Federais: despesas e remuneração – 2014”: no gráfico “Despesas da União com Servidores e Militares Ativos – 2013”, onde se lia 9.504 no Total - Despesa Média Mensal (R$ correntes), lê-se 7.732.

Arquivo atualizado em 17 de março de 2015.

Traz estatísticas sobre servidores públicos federais aposentados, militares reformados e instituidores de pensão, ou seja, o servidor cujo falecimento gerou concessão de pensão a seus dependentes. Tendo em vista as reformas previdenciárias ocorridas ao longo dos últimos 15 anos, o estudo retrata a evolução e as mudanças nos perfis das aposentadorias na administração pública federal.

Arquivo atualizado em 17 de março de 2015.

Traz um panorama atual da força de trabalho na administração pública, além de sua evolução ao longo dos anos. Os dados apresentados têm como fonte as edições nº 81, de janeiro de 2003, e nº 201, de janeiro de 2013, do Boletim Estatístico de Pessoal editado pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento (Segep/MP). Os números são referentes aos meses de dezembro de 2002 e de 2012.

Arquivo atualizado em 17 de março de 2015.