Sessão informativa sobre mestrados na universidade de Columbia é promovida na Enap
18/09/15 - A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, na noite desta quinta-feira (17), sessão informativa com representantes da Universidade de Columbia e da Fundação Lemann. O objetivo do encontro foi compartilhar informações sobre processo seletivo para admissão nos mestrados da instituição relacionados à Administração Pública, bem como divulgar bolsas oferecidas pela Fundação para mestrados cursados na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos.

Na ocasião, a chefe de gabinete da Enap, Aline Soares, ressaltou o papel da Escola em promover para o público interessado eventos que tragam informações qualificadas sobre oportunidades de capacitação relacionadas à área de Administração Pública. “O intuito é formarmos redes e parcerias com instituições de excelência para disseminarmos possibilidades de capacitação para os alunos. A Enap está à disposição, desde já, para a realização de eventos dessa natureza”, destacou.

A analista de projetos da Fundação Lemann, Mariana Lopes Fontoura, falou sobre o Programa de Talentos (Lemann Fellowship) da organização. “Temos dois objetivos ao oferecer bolsas para brasileiros comprometidos com o desenvolvimento do Brasil: melhorar a qualidade da educação no país e acelerar transformações sociais por meio de conexões entre talentos”, frisou.

De acordo com Mariana Fontoura, “a formação em nível de mestrado é uma lacuna que identificamos no Brasil, por isso temos focado nessa formação. Também aproveitamos a expertise das universidades em selecionar talentos. Por esse motivo, a aplicação no programa de bolsa se dá após a aprovação na instituição de ensino. As bolsas variam de acordo com a universidade, abrangendo em alguns casos, uma ajuda de custo”.

Já o diretor de pós-gradução do Instituto de Estudos Latino-Americanos (Ilas) da Universidade de Columbia, Gustavo Azenha, salientou que a universidade é uma das melhores e mais tradicionais instituições de ensino dos Estados Unidos. “A Columbia tem ligação com várias instituições importantes sediadas em Nova Iorque: instituições financeiras, organizações do terceiro setor e até mesmo a Organização das Nações Unidas (ONU)”, enfatizou o diretor.

Durante sua apresentação, trouxe informações relevantes sobre cinco programas de mestrado relacionados à Administração Pública: Relações Internacionais; Arquitetura, Preservação e Planejamento; Saúde Pública; Jornalismo; Serviço Social; e também o programa de visitas técnicas no Teachers College. “Os programas, em maior ou menor grau, fazem uma ponte entre o que se aprende em sala de aula e a vida real. A expectativa é ensinar os alunos a lidar com problemas reais em contextos complexos e informações incompletas”, afirmou Gustavo Azenha.

Programa de Talentos Lemann Fellowship - O programa tem como objetivo ajudar a formar líderes para o Brasil, de forma que o país possa contar com um número cada vez maior de profissionais formados em universidades de excelência e comprometidos com a superação dos principais problemas sociais.

Os participantes do programa têm: acesso a bolsas de pós-graduação em universidades de ponta no exterior, especialmente em áreas fundamentais para o desenvolvimento do país - como educação, políticas públicas, saúde pública e economia; participação em uma rede de talentos que ajuda os bolsistas a potencializar suas ideias e ações; e apoio para impacto social por meio de atividades de desenvolvimento de liderança e desenvolvimento de carreira.

Universidade de Columbia - A Universidade de Columbia é a 8ª melhor instituição de ensino superior do mundo, segundo o Academic Ranking of World Universities. Sua sede é em Nova Iorque (EUA), mas a instituição também está presente em outros oito países, por meio de seus Centros Globais (Global Centers), que integram uma rede de trabalhos e projetos acadêmicos específicos. Na América Latina, a Columbia está em Santiago (Chile) e no Rio de Janeiro (Brasil) desde março de 2013. Esses locais atuam para apoiar professores, pesquisadores e alunos em seu desenvolvimento acadêmico, abrigando, inclusive, salas de videoconferência.

Acesse a apresentação da Universidade de Columbia
.

Acesse a apresentação da Fundação Lemann.

Notícia relacionada:

10/09/15 - Enap realizará sessão informativa sobre mestrado executivo da Universidade de Columbia

Confira as fotos da sessão informativa (favor utilizar Mozilla Firefox ou Google Chrome):