Enap e Ipea assinam protocolo de intenções para atividades de ensino e pesquisa
04/09/15 - A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) assinou, nesta sexta-feira (4), protocolo de intenções com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para promover o intercâmbio didático, científico e tecnológico. A parceria permitirá o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa para capacitação e aperfeiçoamento de servidores públicos. O documento foi assinado pelo presidente da Enap, Gleisson Rubin, e pelo presidente do Ipea, Jessé Souza, durante o Seminário Internacional Papel do Estado no Século XXI: desafios para a gestão pública

A cerimônia contou, ainda, com a participação da diretora de Formação Profissional da Enap, Maria Stela Reis, e do chefe da Assessoria Técnica da Presidência do Ipea, Alexandre de Avila Gomide. 

Para Gleisson Rubin, “a assinatura do protocolo fortalece a parceria, realizada de forma articulada e conjunta, entre as duas instituições, com o objetivo de capacitar e preparar os servidores de carreira na formulação e implementação efetiva das políticas publicas”. 

Ele também anunciou o apoio da Enap ao Ipea para a oferta da 2ª turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento para servidores públicos. O curso tem o objetivo de oferecer elementos necessários à formação de gestores públicos para as diversas esferas de governo, fornecendo uma aproximação entre a formação acadêmica e a institucionalidade e modo de funcionamento das políticas públicas. 

O mestrado é gratuito e prevê a oferta de 40 vagas. A expectativa é de que o edital seja lançado em outubro de 2015, com o início das aulas entre março e abril de 2016. As linhas de pesquisa do mestrado deverão fomentar que novos conhecimentos sejam gerados pelos alunos e alimentar as pautas de pesquisas das duas instituições, no sentido de articular teoria e prática para a melhoria da gestão pública. 

Durante o ato, foram anunciados também a criação do Centro de altos Estudos e Formação em Governo, com sede na Enap, e do Laboratório de Inovação na Gestão Pública, em desenvolvimento pela Assessoria Especial para Modernização da Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Asege/MP). 

Protocolo de intenções - Segundo o acordo firmado, a capacitação e o aperfeiçoamento de servidores públicos serão realizados por meio de cursos, seminários, congressos, conferências, palestras e publicações, além de outros projetos e atividades. O prazo de vigência do protocolo é de três anos, contados a partir desta data, e prorrogável, por igual período. 

Para a execução das ações previstas no protocolo de intenções, as instituições se comprometeram a proporcionar apoio técnico, administrativo, financeiro e operacional às atividades a serem desenvolvidas; promover a realização conjunta de cursos, seminários, estágios e outras atividades nacionais e internacionais de interesse comum; implementar programas de capacitação para seus docentes, técnicos e pesquisadores, bem como para agentes públicos; colaborar no planejamento e condução de pesquisas e eventos de capacitação de interesse; e divulgar conjuntamente os resultados alcançados em decorrência das atividades programadas; entre outros compromissos. 

Seminário Internacional - O Seminário Internacional Papel do Estado no Século XXI: desafios para a gestão pública, promovido pela Enap, em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), é voltado a gestores e altos executivos que atuam na administração pública, lideranças empresariais, acadêmicos e pesquisadores. Tem como objetivo apresentar conhecimentos, provocar reflexões e fomentar debates sobre temas estruturantes como sustentabilidade, regulação, modelos de desenvolvimento, inovação e governança. Visa também estimular o diálogo sobre novos pressupostos e estratégias que favoreçam a ampliação da eficiência e da qualidade nos serviços públicos. 

Desde ontem, são realizadas sessões magnas e sessões interativas, com a participação de lideranças governamentais, pensadores nacionais e internacionais para debater o futuro do Estado e os desafios postos aos seus líderes para fortalecer a gestão pública como instrumento catalisador do processo de desenvolvimento das nações. 

A programação completa do seminário está disponível no hotsite do evento: seminariointernacional.enap.gov.br

Confira as fotos (favor utilizar Mozilla Firefox ou Google Chrome):


Secretaria-Executiva do Seminário Internacional
Telefone: (61) 2020-3409
Email: seminariointernacional@enap.gov.br