Enap lança versão em inglês de livro sobre burocracia de médio escalão

03/09/15 - A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou, nesta quinta-feira (03), o livro Burocracia de Médio Escalão: perfil, trajetória e atuação, traduzido para o inglês (versão eletrônica), e divulgou a versão impressa em português. A publicação tem o objetivo de contribuir para o avanço no debate sobre Estado e políticas públicas no Brasil ao explorar quem são e o que fazem os burocratas de médio escalão do governo federal. O lançamento aconteceu durante o Seminário Internacional Papel do Estado no Século XXI: desafios da gestão pública.

O livro é resultado de pesquisa desenvolvida pela Enap, em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) e pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Fundação João Pinheiro (FJP), da Universidade de Brasília (UnB) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Organizado por Pedro Cavalcante e Gabriela Lotta, a coletânea apresenta dados inovadores sobre perfil, trajetória, atuação e relações interpessoais e interorganizacionais características desse segmento da burocracia do nível federal.

A pesquisa inédita e original, realizada durante o ano de 2014, reúne análises e debates resultantes do mapeamento de literatura, dos dados coletados em um survey aplicado aos DAS de nível 1 a 5 e de estudos de caso de cinco diferentes políticas. Os resultados desse conjunto de estratégias de pesquisa são apresentados nesta publicação, composta por nove capítulos.

Durante o lançamento do livro, a diretora de Comunicação e Pesquisa da Enap, Marizaura Camões, destacou que a aproximação da Escola com a academia é fundamental. “Esse livro é um insumo para tomada de decisões por parte do governo federal. Com a iniciativa, a Enap cumpre seu papel de fazer a ponte entre a academia e o estudo aplicado que sirva para o processo decisório”, afirmou.

O diretor de Programas da Assessoria Especial para Modernização da Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Asege/MP) – e um dos organizadores – Pedro Cavalcante, afirmou que o livro tem tido boa receptividade em diferentes fóruns e eventos acadêmicos e governamentais. “Desde o seu lançamento, em março deste ano, estamos fazendo uma divulgação em diferentes espaços de conhecimento. Os debates sobre os artigos têm sido muito positivos, uma vez que os textos inovam no aprofundamento de aspectos centrais do tema abordado. De lá para cá, foram mais de quatro mil downloads, o que reforça nossa percepção acerca da relevância da coletânea no campo da administração pública”, salientou o diretor.

Pedro Cavalcante falou, ainda, sobre o diagnóstico realizado antes do início da pesquisa que originou o livro. “Buscamos aprofundar o conhecimento acerca dos burocratas de médio escalão, a partir de um diagnóstico de carência de estudos sobre o tema, tanto na literatura nacional quanto internacional. Nossa expectativa é que a versão do livro em inglês enfrente esta lacuna e, com isso, contribua para o fomento de novas abordagens em diferentes esferas de governo e países”, destacou. E completou: “A tradução do livro torna a Enap e as instituições parceiras da pesquisa referências sobre essa temática crucial para a compreensão da estrutura e do funcionamento do Estado”.

A docente da Universidade Federal do ABC – e também organizadora da coletânea – Gabriela Lotta, falou sobre a participação da universidade na concepção inicial e coordenação do conteúdo da pesquisa que embasou a publicação. “Em 2012, criamos, na UFABC, o Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), que tem desenvolvido pesquisas relacionadas ao perfil e atuação da burocracia em diferentes frentes: médio escalão, nível de rua, burocracias municipais, estaduais e federais. Em 2013, surgiu a oportunidade de construirmos, em parceria com Enap e Ipea, uma pesquisa específica sobre a Burocracia de Médio Escalão do Governo Federal. Ao final, toda a proposta foi construída e desenvolvida em amplo diálogo entre as instituições e ainda contou com pesquisadores de outras universidades, como UnB, Fundação João Pinheiro e FGV”.

Da mesma forma que Cavalcante, Gabriela Lotta acredita que a versão em inglês do livro será importante para internacionalizar os resultados da pesquisa e contribuir para a disseminação do tema, tanto em termos teóricos quanto de pesquisas empíricas. “A publicação também contribui para o conjunto amplo de brasilianistas existentes em outros países que estudam o Estado brasileiro. Os dados resultantes do survey são riquíssimos para quem quer estudar a burocracia brasileira”, ponderou ela.

O livro é destinado a acadêmicos, estudantes de administração pública e gestores públicos responsáveis por formular e implementar políticas públicas, sobretudo de gestão de pessoas.

Clique aqui para download do livro Burocracia de Médio Escalão: perfil, trajetória e atuação.

Clique aqui para download da Pesquisa sobre Burocratas de Médio Escalão do Governo Federal: resultados do survey.

Notícias relacionadas:
30/03/15 - Enap lança livro sobre burocracia de médio escalão
15/06/15 - Enap divulga o livro "Burocracia de Médio Escalão: perfil, trajetória e atuação"


Confira as fotos do lançamento do livro (favor utilizar Mozilla Firefox ou Google Chrome):