Enap reúne lideranças internacionais para debater desafios da gestão pública

02/09/15 – Com o objetivo de debater estratégias para a melhoria da gestão pública, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promoveu, nesta quarta-feira (2), uma mesa redonda com pensadores nacionais e internacionais para discutir Os Desafios da Gestão Pública no Século XXI. A atividade reuniu servidores de carreiras estratégicas do governo federal, alunos e docentes dos cursos de especialização da Enap, entre outros participantes.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Enap, Gleisson Rubin, e pelo diretor presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), João Aurélio.

Em sua saudação, o presidente da Enap, Gleisson Rubin, afirmou que “a realização do evento se insere no contexto do esforço que a Escola tem feito para estabelecer uma linha de diálogo com representações estrangeiras, organismos internacionais e instituições que podem prestar contribuição relevante para a capacitação de servidores públicos federais”.

Já o diretor presidente da Anesp, João Aurélio, destacou a sinergia da parceria profícua entre a associação e a Enap, bem como a importância de diálogos sobre os desafios da gestão pública em momento tão oportuno. Segundo ele, “o Estado precisa continuar forte”.

Em seguida, foi realizada uma mesa redonda moderada pelo presidente da Enap e com explanações do professor e diretor do Centro de Educação Executiva (Picker Center), da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, William Eimicke; do diretor do Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (Ilpes) da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), no Chile, Jorge Mattar; do professor e diretor da Universidade do Sul da Califórnia, Estados Unidos, Eric Heikkila; e da secretária-adjunta de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Segep/MP), Patrícia Ávila.

O encontro também inaugurou os Diálogos Internacionais Enap, uma iniciativa que congrega eventos como oficinas, workshops e seminários, com a participação de autoridades, professores e pesquisadores internacionais para discutir temas relevantes para a Administração Pública.

ResPvblica – Antes da mesa redonda, a Anesp lançou a segunda edição da Revista ResPvblica de 2015. A publicação gratuita é editada desde setembro de 2002 e tem por objetivo estimular debates, principalmente nas áreas de Administração, Gestão e Políticas Públicas, por meio da divulgação de trabalhos produzidos por integrantes da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e outros especialistas. Esta edição da ResPvblica traz cinco artigos, duas resenhas e uma entrevista.