Enap promove mesa redonda sobre desafios da gestão pública
26/08/15 – A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promoverá, na próxima quarta-feira, 2 de setembro, uma mesa redonda sobre os Desafios da Gestão Pública no Século XXI. A atividade é uma das estratégias de internacionalização da Escola e inaugura os Diálogos Internacionais Enap, uma iniciativa que congrega eventos como oficinas, workshops e seminários, com a participação de autoridades, professores e pesquisadores internacionais, para discutir temas relevantes na Administração Pública.

A mesa redonda contará com as presenças do professor e diretor do Centro de Educação Executiva (Picker Center), da Universidade de Columbia, Estados Unidos, William Eimicke; do diretor do Instituto Latino-americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (Ilpes) da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), no Chile, Jorge Mattar; do professor e diretor da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, Eric Heikkila; e do secretário de gestão pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Genildo Lins. O evento será moderado pelo presidente da Enap, Gleisson Rubin.

Na ocasião, serão discutidas as estratégias para a melhoria da gestão pública, no sentido de promover o desenvolvimento econômico, o bem-estar social e a democracia. Também serão abordadas questões como: Qual é a possibilidade de uma Reforma da Administração Pública do Estado no Século XXI? Até que ponto as respostas às demandas da sociedade por um Estado mais eficiente, responsivo e transparente podem ser encontradas nos modelos atuais de gestão? Qual o papel da inovação e da governança colaborativa na gestão pública para o Estado do século XXI?

O evento tem como público-alvo servidores de carreiras estratégicas do governo federal e alunos e docentes dos cursos de especialização da Enap. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de setembro, por meio do email formacaocarreiras@enap.gov.br. Vagas limitadas a 300 participantes.

Lançamento da ResPvblica – Antes da mesa redonda, a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) realizará coquetel de lançamento da segunda edição da Revista ResPvblica de 2015, que traz cinco artigos, duas resenhas e uma entrevista.

Entre artigos publicados, está um produzido por servidores da Enap. Intitulado A adoção da carreira de “gestor governamental” no Brasil: há um processo de difusão em andamento?, o artigo foi escrito pela diretora de Comunicação e Pesquisa da Enap, Marizaura Reis de Souza Camões; pelo coordenador-geral de Pesquisa da Enap, Pedro Lucas de Moura Palotti; e pela Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Celina Pereira.

Confira os temas que farão parte da Respvblica 14.2 (2º Semestre de 2015):

Artigos

Repensando pensão por morte no Brasil: Evidências nacionais e notas comparativas com a América Latina
- Rogério Naganime Constanzi e Graziela Ansiliero

A burocracia técnica e seu papel nas decisões de políticas públicas - Aparecida Chagas

A adoção da carreira de “gestor governamental” no Brasil: há um processo de difusão em andamento? - Pedro Lucas Palotti, Celina Pereira e Marizaura Reis de Souza Camões

A política externa brasileira e a integração da América do Sul: o Brasil, a Unasul e a Coordenação de Governo - Marcelo Viana Estevão de Moraes

A reforma inacabada: impasses na modernização da Justiça no Brasil - Jeovan Assis da Silva

Resenhas

Livro Caminhos para nova política, de João Francisco Araújo Maria - Resenha escrita por Adilson Carvalho

Livro Além das transferências de renda: o declínio da desigualdade regional no Brasil na década de 2000, de Danilo Limoeiro - Resenha de Aline Diniz Amaral

Entrevista

Ana Paula Vescovi, como secretária de Estado de Fazenda

Serviço:
Mesa Redonda Desafios da Gestão Pública no Século XXI
Data: 2 de setembro de 2015
Horário: das 18h30 às 22h
Local: Enap (SAIS - Área 2A - Brasília/DF) – Auditório