Gestão estratégica de pessoas e planos de carreira


Público-alvo

Agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo e cidadãos em geral.

Objetivos de aprendizagem

Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:

  • Identificar a gestão por competências como ferramenta eficaz para concretizar os objetivos estratégicos da organização;
  • analisar a gestão por competências como instrumento promovedor de inovação, aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos e das equipes;
  • discutir as diretrizes de planos de carreira no âmbito do Poder Executivo Federal com enfoque da gestão por competências.

Principais tópicos

  • Gestão estratégica de pessoas: a gestão de pessoas como parte integrante do planejamento estratégico das instituições públicas;
  • aspectos conceituais: competências organizacionais e individuais;
  • gestão de pessoas por competências: etapas, avaliação de desempenho, planos de capacitação e remuneração;
  • planos de carreira e remuneração: histórico, sistema atual e diretrizes para um novo plano de carreiras e remuneração.

Metodologia

Este curso será realizado na modalidade a distância, utilizando a plataforma Moodle disponível na Escola Virtual ENAP, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento das atividades avaliativas.

Essa modalidade privilegia a autonomia do estudante que estabelece sua própria rotina de estudos e pode realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local que tenha acesso à internet.

Importante! Esse curso é sem tutoria. Não há presença do tutor para tirar dúvidas de conteúdo nem a interação com outros participantes por meio de salas de bate papo informais (chats) ou fóruns de discussão.

Este curso faz parte do Programa de Capacitação em Gestão de Pessoas. É interessante conhecer o programa e seus cursos. Este curso insere-se no âmbito do PROJETO EUROBRASIL 2000 - Apoio à Modernização do Aparelho do Estado, acordo de cooperação técnica firmado entre o Brasil e a União Européia. Foi desenvolvido pela ENAP em parceria com a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Critérios de Avaliação

Este é um curso que exige empenho do participante, tendo em vista a obrigatoriedade de realização das atividades avaliativas nos prazos estipulados. Recomenda-se dedicação mínima diária de 1 hora para sua realização. Para ser aprovado, o aluno deve obter o mínimo de 60% de acertos nas atividades.

Carga horária

20 horas

Outras informações

Curso sem ônus: não há cobrança de qualquer pagamento.


Para verificar turmas disponíveis e realizar sua inscrição, clique aqui.