Café com Debate discute dados abertos governamentais

27/04/12 - Como os dados abertos vão transformar as práticas do governo e gerar oportunidades para a sociedade. Esse é o tema da próxima edição do Café com Debate, a ser realizada em 4 de maio (sexta-feira), no auditório da ENAP, das 8h30 às 10h30. A política brasileira de dados abertos foi criada a partir da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership-OGP), e constitui ferramenta fundamental para o acesso e o uso dos dados governamentais, por parte da sociedade.

O evento terá como debatedores o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Delfino Natal de Souza; o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet do Brasil, Hartmut Richard Glaser; o analista de projeto do W3C Brasil, Carlos Francisco Cecconi; e o representante do grupo Transparência Hacker, Alexandre Gomes. A moderação caberá ao presidente da ENAP, Paulo Carvalho.

A divulgação de dados abertos integra as ações do governo federal, previstas no plano brasileiro para a implementação da Parceria para Governo Aberto (OGP), e também é preconizada na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), que entra em vigor no dia 16 de maio. Iniciativa internacional proposta pelos Estados Unidos em assembleia das Nações Unidas em 2010, a OGP foi inaugurada em 2011, sob liderança dos governos norte-americano e brasileiro.

Reunindo representantes da sociedade civil e dirigentes governamentais, o Café com Debate discutirá também o Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br), em desenvolvimento pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI). O Portal será o ambiente oficial para difusão e centralização da política de dados abertos do governo federal e de instituições não governamentais.

Sobre o Café com Debate

O Café com Debate é uma metodologia que possibilita o intercâmbio de ideias entre pares. De maneira informal, dirigentes, que atuam predominantemente na administração pública federal, ouvem experiências nacionais e internacionais sobre um tema de relevância e, em seguida, têm a oportunidade de debater com o(s) convidado(s) e expor suas dúvidas e posicionamentos.

Um café da manhã é oferecido no decorrer de toda a atividade, contribuindo para a criação de um ambiente descontraído, que favorece a aprendizagem e o nivelamento de informações técnicas e políticas acerca do tema tratado. O modelo é adotado desde 2003, inspirado no Armchair Discussions – umas das metodologias de ensino discutidas no âmbito de uma cooperação internacional entre a Enap e a Canadian Centre for Management Development (CCMD), de 2002.

As vagas são limitadas. É necessário solicitar inscrição pelo e-mail cafecomdebate@enap.gov.br e aguardar confirmação.